A próstata é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga e envolve o canal da uretra. Responsável por parte da produção de sêmen, ela pode aumentar de tamanho, processo comum no envelhecimento, denominado de Hipertrofia Prostática Benigna (HPB).
O que é Hipertrofia Prostática Benigna?
Cerca de um terço dos homens acima dos 65 anos de idade desenvolvem a Hipertrofia Prostática Benigna (HPB), que consiste em um aumento de volume da próstata – de natureza benigna.
Vale ressaltar que o volume ou peso considerado de uma próstata varia de 20 a 30 gramas.
Os principais sintomas da Hipertrofia Prostática Benigna são a dificuldade de urinar, com jato urinário fraco. Além disso, há uma sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e aumento da frequência urinária.
Como é o tratamento de Hipertrofia Prostática Benigna
Na maioria dos casos, o tratamento para Hipertrofia Prostática Benigna é realizado com medicações. Desta forma, elas aliviam estes sintomas e permitem a melhora na qualidade de vida do homem.
No entanto, a realização de intervenção cirúrgica deve ser avaliada quando o tratamento com medicamentos falha e caso a próstata esteja muito volumosa.
Quando a cirurgia robótica para Hipertrofia Prostática Benigna é indicada
No caso de próstatas bastante volumosas e que ultrapassam o peso de 100 gramas, a cirurgia assistida para Hipertrofia Prostática Benigna é indicada. Seus principais benefícios são:
- Procedimento menos invasivo;
- Menor sangramento e menor tempo de uso de sonda uretral;
- Hospitalização por tempo reduzido;
- Recuperação rápida, com retorno precoce às atividades do dia a dia.