A Miastenia Gravis é um distúrbio crônico e neuromuscular que não possui cura. Porém, um tratamento eficaz é a Timectomia Robótica, por meio da técnica minimamente invasiva.
O que é Miastenia Gravis e como fazer o diagnóstico?
A Miastenia Gravis é uma doença neurológica que gera fraqueza muscular em pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente em mulheres na faixa entre 20 e 35 anos. O diagnóstico é feito por meio de exames de aptidão física, exames específicos e histórico clínico. Há dois tipos de miastenia gravis:
Os principais sintomas são:
- Diplopia (visão dupla);
- Falta de ar;
- Enfraquecimento muscular;
- Ptose palpebral (queda da pálpebra superior);
- Voz anasalada;
- Fadiga;
- Estresse;
- Sensação de Calor;
Quais as formas de tratamento da Miastenia Gravis?
Existem diversas formas de tratamentos medicamentosos, como imunossupressores, inibidores de colinesterase e corticosteróides. Porém é comprovado que o efeito desses tratamentos são de curta duração, fazendo com que outros procedimentos sejam feitos, como o cirúrgico. Este é indicado após avaliação de um cirurgião torácico e um neurologista para analisar os sintomas e as causas da doença.
Como funciona a Timectomia Robótica?
A Timectomia Robótica consiste na retirada do timo por técnica minimamente invasiva. O timo é uma glândula localizada na frente do tórax, logo atrás do esterno e na frente do coração, em uma área chamada mediastino anterior.
A Timectomia é recomendada para:
- Pacientes acometidos de Miastenia Gravis com tumor do timo (timoma);
- Pacientes com Miastenia Gravis (mesmo sem timoma), no qual deve ser avaliado a indicação cirúrgica em conjunto com o Neurologista e o Cirurgião Torácico.
As principais vantagens da cirurgia robótica no tratamento de Miastenia Gravis são:
- Movimentos precisos e de maior amplitude das pinças robóticas;
- Menores taxas de sangramento no intra-operatório;
- Menos dor no pós-operatório;
- Menor taxa de infecção no pós-operatório;
- Menor tempo de hospitalização.