Entenda o PSA alterado: descubra se indica câncer de próstata. Saiba mais sobre os sinais e exames de detecção. Sua saúde em foco.
O PSA (Antígeno Prostático Específico)
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida pelas células epiteliais da próstata. O valor de referência de “normalidade” do PSA é de 4 ng/dl. No câncer de próstata, a produção desta substância é aumentada.
De uma maneira geral, a chance de detectar câncer de próstata em um indivíduo com PSA acima de 4 ng/dl é em torno de 30%.
Pacientes com valor de PSA entre 4-10 ng/dl, a possibilidade de detectar um câncer de próstata fica em torno de 25%, porém 75% dos casos serão confinados ao órgão e com alta possibilidade de cura.
PSA acima de 10 ng/dl
Já indivíduos com PSA acima de 10 ng/dl, a possibilidade de detecção de câncer de próstata sobe para 40%-60% e a chance da doença ser confinada e potencialmente curável cai para 50%.
Entretanto, é muito importante informar que a elevação dos níveis sanguíneos de PSA está associada também a algumas condições benignas, entre elas:
- Prostatite Aguda: É uma infecção bacteriana da próstata, tratada com antibióticos. Geralmente a elevação do PSA persiste por até oito semanas após a resolução do quadro.
- Retenção Urinária Aguda
- Sondagem uretral
- Ejaculação: Pode elevar o valor do PSA em até 0,8 ng/dl, retornando ao normal após 48 horas.
- Biópsia de próstata: Pode elevar o PSA em até 8,0 ng/dl e persiste de duas a quatro semanas após o procedimento.
O screening (rastreamento) para detecção precoce de câncer de próstata com dosagem de PSA está indicado para homens acima de 50 anos. Consulte seu urologista e informe-se sobre os potenciais benefícios.