

Os tumores de orofaringe são lesões que acometem principalmente a região das amígdalas e a base da língua. Recentemente, essas neoplasias da orofaringe tinham como principal causa o hábito de fumar e beber. Entretanto, nos últimos anos esse padrão vem sofrendo uma importante mudança.
Esse tipo de câncer tem apresentado um aumento na sua incidência, devido, principalmente, a sua associação com a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), que vem ocupando um lugar de destaque como fator de risco. Para tumores de orofaringe relacionados ao HPV, observa-se um perfil de pacientes bastante diferente, como pessoas mais jovens e sem outros fatores de risco como alcoolismo ou tabagismo.
Quais os principais tratamentos para o câncer de orofaringe?
As principais formas de tratamento para carcinoma de orofaringe incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia, de forma isolada ou combinadas. Embora a radioterapia associada a quimioterapia apresenta bons resultados para a cura da doença, seus efeitos colaterais como a redução da saliva, piora da deglutição e da fala, podem ser permanentes e determinar uma piora da qualidade de vida.
O tratamento cirúrgico tradicional, embora possa reduzir a necessidade de quimioterapia para alguns pacientes e tenha bons resultados oncológicos, muitas vezes requer grandes incisões na pele, manipulação dos músculos e ossos, determinando uma recuperação lenta, com várias limitações de fala, deglutição e, dependendo do estágio da doença, algumas sequelas significativas.
Quais as vantagens da cirurgia robótica no tratamento do câncer de orofaringe?
A cirurgia robótica no tratamento do câncer de orofaringe desempenha um papel importante, permitindo aumentar a precisão e facilitar o acesso à cirurgia. Através da técnica transoral, a cirurgia é realizada por dentro da boca, sem cicatrizes visíveis, o que se mostra uma abordagem menos invasiva, mais precisa e com menos sequelas, além de garantir uma recuperação mais rápida, com alta precoce e um retorno mais cedo às atividades normais.
Além dos tumores de orofaringe, vários outros podem se beneficiar do tratamento robótico, como cirurgias da tireoide, laringe e esvaziamento cervical.
O Dr. Agnaldo José Graciano é pós graduando em Cirurgia Robótica em Cabeça e Pescoço no Hospital Albert Einstein e Cirurgião no Instituto de Cirurgia Robótica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.