

Uma dúvida muito frequente dos nossos pacientes é com relação ao pós-operatório da cirúrgico. Fiz uma cirurgia robótica para tratar o meu câncer de próstata e como será o pós-operatório? O que posso e o que eu não posso fazer?
Etapas do pós-operatório
Após a prostatectomia laparoscópica assistida por robô, o paciente é encaminhado para sala de recuperação pós anestésica, onde permanece usualmente por mais 2 a 3 horas sob vigília e monitorização de toda equipe. Após este intervalo de tempo, o paciente é encaminhado novamente para junto do familiar no quarto.
Neste momento o paciente utiliza uma sonda uretral para coleta de urina em uma bolsa e, eventualmente, um pequeno dreno para coleta de secreção. Os pequenos orifícios por onde os braços e pinças robóticas trabalharam, são fechados com pontos e fios absorvíveis e que não precisarão ser retirados.
Já no quarto orientamos que nas primeiras horas o paciente ainda permaneça deitado e em repouso . Durante o período do pós-operatório imediato, botas pneumáticas massageadoras das pernas, colocadas antes da cirurgia , permanecerão com o paciente com a finalidade de evitar tromboses venosas.
A primeira dieta é oferecida algumas horas após e é preferencialmente de consistência liquida .Mantemos também um acesso venoso com soro para hidratação , administração de antibiótico e analgésicos.
Horas após, estimulamos o paciente sair do leito e caminhar, pois a deambulação precoce é um excelente aliado para a rápida recuperação do paciente . No dia seguinte , retiramos o dreno para coleta de secreções e, se o paciente estiver tranquilo e se sentindo bem, orientamos alta para casa com a sonda que permanecerá por cerca de 7 a 10 dias, sendo retirada no consultório após esse período.
Alta hospitalar
Nesta primeira semana em casa logo após a alta hospitalar , orientamos uma dieta mais branda e caminhadas diárias sem realização de esforço . Após a retirada da sonda , nós recomendamos o inicio precoce da tadalafila diária com a finalidade de manter bastante ativa a circulação de sangue para os corpos cavernosos, com o objetivo de acelerar a recuperação da ereção.
Também após a retirada da sonda orientamos o uso de pads (que são absorventes masculinos) para conter pequenas perdas de urina que possam ocorrer. Costumamos orientar manobras e exercícios pélvicos para o melhor controle da urina.
Recuperação mais rápida
A grande vantagem da cirurgia robótica é a rápida recuperação do paciente e consequentemente seu rápido retorno a suas atividades rotineiras, ao passo que após duas a três semanas após a cirurgia muitos pacientes já estão trabalhando normalmente.
Muitos pacientes nos questionam quanto a dirigir carro, fazer atividades físicas mais vigorosas em academia, bem como atividade sexual. As orientações que passamos quanto ao habito de dirigir é que após duas semanas isso já é possível. E que as relações sexuais já podem ser tentadas após 2 meses . Os exercícios mais intensos pedimos que sejam iniciados após 3 meses .
Acompanhamento
Com 45 dias de pós-operatório usualmente solicitamos uma nova visita na clínica para uma avaliação geral e ver os resultados de psa e exames de urina solicitados para esse período. A partir desse momento o seguimento de cada paciente será individualizado conforme a necessidade.