Para o paciente chegar até a sala cirúrgica e realizar a Cirurgia Cardíaca Robótica, um planejamento é realizado pelo cirurgião assistente a partir da primeira consulta médica para conhecer melhor as necessidades do paciente e iniciar um acompanhamento detalhado.
Como é realizado o diagnóstico para a Cirurgia Cardíaca Robótica?
As queixas, sintomas e sinais que o paciente apresenta são essenciais na definição de um diagnóstico, o exame físico nos traz informações que pesarão diretamente no plano terapêutico. Os exames complementares também são verificados ou solicitados para definir a estratégia a ser seguida.
Outro passo indispensável é a avaliação completa da anatomia e função do coração e do sistema circulatório do paciente, para avaliar a possibilidade de uso do robô como instrumento cirúrgico.
Quando é indicada a Cirurgia Cardíaca Robótica?
A indicação da cirurgia minimamente invasiva segue critérios que o cirurgião cardíaco especialista deve observar para melhor tratar seu paciente. Uma vez indicada, o paciente segue para a avaliação pré-anestésica.
Nesta consulta, o anestesista, também experiente em cirurgia robótica, irá observar critérios pertinentes ao conforto, monitorização e bem-estar do paciente durante a cirurgia e sua recuperação. Com o protocolo aplicado, o paciente elegível para cirurgia robótica está pronto para receber o tratamento adequado.
Como é realizada e quais os profissionais envolvidos na Cirurgia Cardíaca Robótica?
A cirurgia cardíaca robótica é realizada através de pequenas incisões no tórax do paciente. Através dessas incisões são inseridos instrumentos cirúrgicos, inclusive os instrumentos manipulados com os braços do robô.
Dois a três cirurgiões estão envolvidos nesse processo. Um deles comandará os braços do robô a partir de um console que fica ao lado da mesa cirúrgica onde está o paciente. Os outros ficarão junto ao paciente, com paramentação (roupa cirúrgica) estéril, manipulando outras pinças e materiais que são usados durante a cirurgia.
A equipe envolvida em todo o processo cirúrgico é numerosa e além destes cirurgiões, participam da cirurgia: anestesistas, perfusionistas, instrumentadores cirúrgicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Este é um grupo de profissionais treinados e com especialização na realização de cirurgias de alta complexidade e que utilizam tecnologia de ponta para conduzir, monitorar e cuidar dos pacientes cardiopatas.
O Dr. Alisson Parrilha Toschi é Cirurgião Robótico no Instituto de Cirurgia Robótica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Cirurgia Cardiovascular.