

Muitos pacientes nos procuram querendo conhecer e entender o que é, e como funciona esse tipo de cirurgia robótica. Neste vídeo explicamos um pouco mais sobre como funciona esse tipo de cirurgia.
Como funciona a Cirurgia Robótica
Na sala da robótica encontramos 3 equipamentos fundamentais que compõem o cenário :
- Um console onde o cirurgião controla todos os movimentos do robô
- O side-car que fica ao lado da mesa cirúrgica e que contem os 4 braços articulados
- Uma terceira parte composta por uma torre geradora de imagem , luz e energia , bem como o software principal .
No console, o médico fica confortavelmente sentado e atento a um visor que oferece uma imagem em 3 dimensões e aumentada em cerca de 10 vezes o tamanho real, o que obviamente facilita muito a observação do campo cirúrgico com mais segurança.
Nas mãos são utilizados dois joy-sticks que possuem amplitude e que captam exatamente os movimentos das mãos do cirurgião. Desta forma, os movimentos são reproduzidos de modo fiel e preciso pelas pinças e braços robóticos, com as vantagens de filtrar a fadiga e os tremores trazendo delicadeza aos movimentos.
Abaixo estão os pedais onde basicamente são controlados os movimentos de câmera, troca de braços e também ações que envolvem uso da energia para corte e cauterização .
O side car ou carrinho que fica junto a mesa cirurgia é composto por quatro braços robóticos multi-articulados, que são acoplados a câmera e a outros 3 instrumentos ( entre pinças e tesoura) e reproduzirão fielmente os comandos do cirurgião que estarão vindo do console .
A torre geradora de imagem possui um grande monitor multifuncional, uma fonte geradora de imagem especial para o robô e um gerador de energia e o software. Podemos dizer que ali fica o “cérebro do robô”.
É necessário uma equipe muito especializada, treinada e capacitada para operar com este tipo de tecnologia que é extremamente cara e delicada. Usualmente os serviços que oferecem a cirurgia robótica , capacitam os melhores profissionais da área da enfermagem com cursos muitas vezes no exterior para dedicação exclusiva no dia a dia e manuseio de todo esse equipamento.