

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum nos homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Além disso, cerca de 75% dos casos ocorrem em pacientes com mais de 65 anos.
Para prevenir a doença, é crucial conhecer os fatores de risco do câncer de próstata. A seguir, listamos os principais e como é sua prevenção.
Quais os fatores de risco do câncer de próstata?
Entre os principais fatores de risco do câncer de próstata, estão:
- Idade, com aumento da incidência e da mortalidade a partir dos 50 anos;
- Histórico familiar, com fatores genéticos e hereditários, estilo de vida e hábitos alimentares da família influenciando;
- Etnia, com homens negros tendo o dobro de chance vir a óbito.
Embora não tão bem estabelecidos para lidar com o câncer de próstata, fatores de risco como obesidade, sedentarismo e dieta rica em gorduras estão associados ao aumento de incidência da doença.
O que é o exame de PSA no câncer de próstata?
A expressão “exame preventivo” da próstata é muito comum. No entanto, quando recomendamos o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), o objetivo é rastrear e detectar a doença em fases iniciais, não sua prevenção.
Por isso, o recomendado é que todo homem procure um urologista para fazer o exame de PSA a partir dos 50 anos de idade. Caso possua algum dos fatores de risco mencionados acima, a idade mínima para sua realização é 45 anos.
Quando o câncer de próstata é detectado em fase inicial, as chances de cura são de até 90%. Ou seja, o diagnóstico precoce da doença salva vidas.