

O crescimento prostático benigno ou próstata inchada é também conhecida como hiperplasia prostática benigna. Antes de mais nada vale relembrar que a próstata é uma glândula que se assemelha a uma noz e que se posiciona abaixo da bexiga e envolve um segmento da uretra, por onde passa o fluxo de urina e uma de suas principais funções é a fabricação do líquido seminal.
O que é a Hiperplasia Prostática
A hiperplasia prostática é uma doença benigna da glândula, muito comum e que acomete cerca de 80 a 90% dos homens ao longo da vida, principalmente os mais idosos e sua principal manifestação é a dificuldade em urinar com boa pressão. Obviamente os sintomas são variados e vão aparecendo de modo lento.
Diagnóstico
Além de uma história médica bem detalhada, nós urologistas acabamos lançando mão de alguns exames que são fundamentais para confirmação diagnóstica do problema, e que nos auxiliam a tomar a melhor decisão quanto ao tratamento.
Nós usualmente solicitamos uma dosagem do PSA, que é um exame de sangue cujo objetivo é rastrear casos eventualmente suspeitos para câncer de próstata. Ele pode se alterar no câncer, no crescimento prostático benigno , nas infecções e inflamações prostáticas , portanto não deve ser interpretado de modo isolado , mas sim dentro de um contexto . Vale lembrar que ele não dá diagnóstico de doença .
Também pedimos frequentemente uma amostra urinária para observar presença de infecção e uma ultrassonografia que é um método não invasivo e muito eficaz para realizar uma primeira análise dos rins, bexiga e próstata.
Tratamento
Naquelas situações onde o paciente apresenta sintomas urinários obstrutivos bem evidentes e há um prejuízo na sua qualidade de vida, orientamos de início a terapia medicamentosa com uso de alfa bloqueadores que são capazes de relaxar a musculatura de todo assoalho da bexiga facilitando a eliminação da urina. Na grande maioria das vezes a resposta tende a ser muito boa e os pacientes ficam bastante satisfeitos .
Vale lembrar que a utilização desses medicamentos deve ser contínua . No entanto haverá situações em que mesmo com o uso desses medicamentos a resposta será insatisfatória e as queixas do paciente associada aos achados dos exames vão acabar exigindo do urologista algum procedimento cirúrgico para desobstrução dessa via de saída da urina .
Quantos aos procedimentos cirúrgicos para tratamento da hiperplasia prostática benigna relacionamos os mais importantes e comuns . São eles:
Ressecção endoscópica da próstata
Método bastante antigo, conhecido, cujo objetivo é introduzir um equipamento pela uretra e ressecar o excesso de próstata que envolve a uretra para abrir o caminho e facilitar a passagem da urina . Usualmente realizamos em próstatas com até 100 g de peso em média.
Prostatectomia supra púbica aberta
É uma cirurgia tradicional , onde por um corte grande abaixo do umbigo conseguimos chegar até a próstata e remover a parte que está obstruindo o fluxo urinário. É uma cirurgia mais invasiva, mas ainda bastante praticada.
Vaporização prostática com laser de fibra verde
É o método mais moderno para tratamento via uretral (ou seja pelo canal e sem cortes) de próstatas com até 100/120g de tamanho. Neste método uma fibra conectada a um gerador de energia a laser é introduzida por dentro da uretra até o local onde a próstata está aumentada e iniciamos a vaporização da glândula ampliando o diâmetro do canal e desobstruindo o fluxo de urina. As principais vantagens são a quase completa ausência de sangramento, alta precoce (muitas vezes no mesmo dia para casa) e pode ser realizada em pacientes que fazem uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários sem restrições e sem que estes medicamentos precisam ser suspensos.
Prostatectomia laparoscópica assistida por robô
É uma cirurgia realizada através de pequenos furos no abdômen, como uma laparoscopia, só que com o auxílio da robótica. Utilizamos essa moderna tecnologia para retirar próstatas grandes com tamanhos superiores a 120g, com grande precisão e mínimo sangramento. A cirurgia robótica veio tornar mais fáceis aquelas cirurgias tecnicamente mais difíceis e complexas, trazendo obviamente mais segurança para o paciente, para a equipe médica e claro, principalmente acelerando a recuperação do paciente que terá com menos no pós operatório e receberá alta precoce para casa.
Em resumo, se você acabou de receber o diagnóstico de hiperplasia prostática benigna ou próstata inchada , ficou preocupado e não sabe qual próximo passo , fique tranquilo!!! Hoje a urologia pode lidar muito bem com essa situação , seja através de medicamentos para controle dos sintomas ou mesmo cirurgias ou métodos minimamente invasivos que vão eliminar o excesso da glândula permitindo uma excelente recuperação e melhor qualidade de vida.