

Confira a rotina perioperatória.
Os preparativos para a cirurgia de câncer de próstata são bastante padronizados, independente da técnica utilizada (aberta, laparoscópica pura ou robótica).
Agendando a data da cirurgia
Após a biópsia e confirmação prévia do diagnóstico, usualmente aguardamos um período de 30 a 60 dias para a realização do procedimento cirúrgico. Isto para que a resposta inflamatória pós biópsia seja menor.
Leia mais: Como é realizada a biópsia da próstata?
Exames pré-operatórios
São necessários exames pré-operatórios de sangue, urina, bem como avaliação cardiológica de risco. Em pacientes que possuem um tumor de características mais agressivas, podemos complementar solicitando cintilografia, ressonância magnética, entre outros.
Entrando na sala de cirurgia
Nas horas que antecedem a cirurgia, orientamos um jejum de 8 a 12 horas. Podemos fazer também uma limpeza intestinal baixa com soluções apropriadas.
Durante a programação anestésica, o uso de antibiótico profilático, tricotomia (retirada de pelos locais), uso de meias elásticas e botas de compressão pneumáticas (prevenção tromboembolismo venoso) fazem parte do ritual de sala.
Planejamento pós-operatório
A anestesia é geral e após o término da cirurgia o paciente é encaminhado para um local de recuperação e posteriormente para o quarto.
Vale lembrar que independente da técnica utilizada (aberta, laparoscópica, ou robótica), o paciente necessitará utilizar uma sonda de coleta de urina por um prazo de 7 a 14 dias.
Para um pós-operatório normal, sem intercorrências, o paciente costuma receber alta no primeiro ou segundo dia depois da cirurgia, retornando em uma semana para sua primeira visita ao urologista.
Leia mais: O que esperar no pós-operatório da Cirurgia Robótica?
Você pode se interessar também: Sexo após retirada da próstata – perguntas e respostas
Você tem alguma dúvida sobre prostatectomia radical com cirurgia robótica? Deixe nos comentários abaixo.