Os procedimentos mais comuns realizados atualmente para tratar a obesidade mórbida são o Bypass Gástrico e a Gastrectomia Vertical, ambos podem ser realizados por laparoscopia ou cirurgia robótica, que reúne uma série de benefícios ao paciente como alta hospitalar entre 24 a 48 horas, menos riscos de infecções e sangramentos e com retorno às suas atividades rotineiras após uma ou duas semanas.
É considerado obesidade mórbida pacientes com IMC> 40 kg/m2 ou IMC > 35 e com comorbidades associadas. Estes pacientes devem ter realizado tratamento clínico prévio por dois anos sem sucesso.
O que é e como é realizado o Bypass Gástrico?
O Bypass Gástrico em Y de Roux (Bypass) é a cirurgia bariátrica mais realizada no Brasil. É considerado o padrão ouro com o qual outras cirurgias são comparadas e pode ser feito por via aberta, laparoscopia ou cirurgia robótica.
Legenda: Bypass gástrico em Y de Roux
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 44.
Nesta técnica grampeia-se o estômago dividindo-o em dois e, desvia-se parte do intestino inicial. O Bypass é uma cirurgia bastante eficaz, com perda de aproximadamente 75% do excesso de peso em dezoito meses, além de melhorar as doenças que acompanham a obesidade, como:
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Níveis elevados de colesterol e triglicerídeos.
O que é e como é feita a Gastrectomia Vertical?
Também conhecido como gastrectomia em manga ou Sleeve, é uma cirurgia mais nova que o Bypass. Nesta técnica grampeia-se somente o estômago sem desviar o intestino e, aproximadamente 80% do estômago é removido, o que cria um estômago tubular com cerca de 100 a 150 ml de capacidade.
Legenda: Gastrectomia vertical, também chamado de Gastrectomia em manga ou Sleeve
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 44.
Atualmente é a técnica mais realizada nos EUA e em vários países, podendo ser realizada através da cirurgia robótica. Entretanto no Brasil, ainda temos indicação mais seletiva, conforme a avaliação de cada paciente.
O Dr. Aluisio Stoll é Cirurgião Robótico no Instituto de Cirurgia Robótica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Cirurgia Geral do Aparelho Digestivo e Bariátrica.