

É muito frequente que os pacientes questionem como será a realização da cirurgia, se por corte, furos ou laser. Diante disso, cabe a nós tentarmos ajudar a esclarecer um pouco esse mistério.
Tipos de acesso cirúrgicos
Na verdade as cirurgias, em sua grande maioria podem, ser feitas por cortes (incisões) também chamadas de cirurgias abertas (tradicionais). Porém, o avanço da medicina e a busca incessante por operações menos invasivas e agressivas, fez com que surgisse há cerca de 30 anos as cirurgias laparoscópicas (pequenos furos), por onde o cirurgião consegue inserir instrumentos e operar olhando em um monitor. E a cirurgia robótica, que na verdade é um passo adiante da Laparoscopia tradicional, surge para superar as dificuldades de aprendizado e as limitações da Laparoscopia, provocando uma verdadeira revolução no universo da medicina.
Procedimentos menos invasivos
O procedimento robótico é laparoscópico também, mas as pinças que antes ficavam nas mãos do cirurgião, agora ficam acopladas em braços robóticos e estes são controlados pelo cirurgião que fica em um console capaz de controlar diversas ações do robô, ou seja , conforto, precisão e melhores resultados.
Vale dar uma pincelada em dois tópicos que também são bem comentados – as cirurgias endoscópicas , que por definição são procedimentos que realizamos por orifícios naturais, não exigindo cortes ou furos necessariamente . E o laser tão explorado nas falas do dia a dia, que nada mais é do que uma fonte de energia especifica que pode, dentro da medicina, ser utilizada de varias formas dentro dos diversos tipos de cirurgia.
Confira outros artigos com mais detalhes sobre uma sala de cirurgia robótica e sobre o robô cirurgião.