A resposta a esta pergunta, um tanto frequente no consultório, deve inicialmente levar em conta qual o tipo de patologia da próstata a ser tratada: Hipertrofia Prostática Benigna (HPB) ou Câncer de Próstata.
Indicações em Hipertrofia Prostática Benigna (HPB)
Nesse caso utilizamos o volume e peso prostático para indicar a melhor abordagem. Para próstatas de tamanho inferior a 120g em média as cirurgias endoscópicas (via uretral) são as mais indicadas. Podemos realizar a ressecção endoscópica tradicional (bipolar ou plasmática) ou o laser verde (Greenligth) que promove eletrovaporização do tecido prostático.
Todavia para próstatas benignas com dimensões superiores a 120g, a cirurgia de retirada de todo tecido (adenoma) é a melhor opção. Pode ser uma cirurgia aberta (por corte), laparoscópica ou até mesmo robótica, lembrando que esta última se destaca pela alta precisão, mínimo sangramento e recuperação precoce do paciente.
Quer dizer que a cirurgia robótica não é só para o câncer de próstata? Não, também podemos utilizá-la em casos de aumento benigno da próstata com excelentes resultados!
Indicações em caso de Câncer de Próstata
Agora suponhamos que meu diagnóstico é um câncer de próstata e irei para um procedimento cirúrgico. Qual seria a melhor opção?
Nesse caso, como se trata de câncer, a próstata precisa ser completamente removida e isso pode ser realizado por meio de uma grande incisão no abdômen ou por laparoscopia (furos).
Obviamente quanto menos invasivo, melhor será a recuperação do paciente. É justamente aí que podemos destacar com grande mérito as vantagens da utilização do robô. Com a magnificação de imagens em 3D, pinças multiarticuladas que filtram tremores e fadiga e alta precisão nos movimentos, cenário ideal para o paciente e equipe.
Cirurgia Robótica
Em resumo, a cirurgia robótica pode ser indicada tanto para casos de Hipertrofia Benigna da Próstata (HPB), em próstatas com volume acima de 120 gramas, como principalmente no tratamento cirúrgico do câncer de próstata localizado, com excelentes resultados funcionais.