A azia, é uma condição popularmente conhecida pelas pessoas, porém quando em alta frequência pode ser diagnosticada como “Doença do Refluxo Gastroesofágico” ou “DRGE”, termo mais curto utilizado.
O que é Refluxo Gastroesofágico?
O Refluxo Gastroesofágico é o retorno involuntário que acontece repetitivamente do conteúdo do estômago para o esôfago. Este refluxo acontece por uma falha no esfíncter que existe na base do esôfago, ocasionando um dos principais sintomas, conhecida popularmente como azia.
Algumas pessoas são acometidas de azia de vez em quando, porém o que a maioria delas não sabem, é que esse sintoma quando ocorrido em alta frequência pode na verdade ser um Refluxo Gastroesofágico, que pode ser diagnosticado através de uma endoscopia.
Caso confirmado o diagnóstico, a recomendação é iniciar o tratamento clínico imediatamente através de medicamentos. Porém, é possível fazer uma cirurgia se as mudanças no estilo de vida e os medicamentos prejudicarem o paciente, ou também se o paciente não quiser continuar tomando os medicamentos.
Os sintomas de um paciente com Refluxo Gastroesofágico podem incluir: vômitos, sensação de comida ou líquido voltando para a garganta ou boca, dificuldade para engolir, tosse ou chiado com frequência.
Como é realizada a cirurgia de Refluxo Gastroesofático?
A operação mais comum é chamada de Fundoplicatura, conhecida como cirurgia de Nissen, que é realizada através de pequenas incisões (5mm-10mm).
Essas incisões são abordadas através da cirurgia minimamente invasiva, que pode ser realizada por laparoscopia ou cirurgia robótica. O paciente ficará internado no hospital aproximadamente um dia, será aplicada a anestesia geral e o procedimento cirúrgico pode durar em torno de uma hora.
Após a alta é necessário fazer uma dieta líquida nos seguintes períodos:
- Primeira semana: dieta liquida;
- Segunda semana: ingerir comida pastosa;
- Terceira semana: ingerir alimentos leves;
- Quarta semana em diante: ingerir alimentos normalmente.
Quais as vantagens da cirurgia robótica no tratamento de Refluxo Gastroesofático?
As vantagens da cirurgia robótica no tratamento para a DRGE podem incluir:
- Menos dor após a cirurgia;
- Menos tempo no hospital após a cirurgia;
- Retorno mais rápido ao trabalho;
- Volta as atividades leves em casa imediatamente após a cirurgia;
- Volta as atividades normais em quatro semanas.