

Quando se fala em doença da próstata o que vem à mente da maioria das pessoas é o câncer.
Mas outras doenças também podem acometer essa glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino.
Veja:
• Prostatite – é um processo infeccioso da próstata causado por micro-organismos (bactérias). Sua incidência é mais comum em jovens e homens de meia-idade. Geralmente é assintomática, mas, quando apresenta sintomas, os mais frequentes são: ardor ou queimação ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada, vontade frequente para urinar, entre outros.
• Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) – caracteriza-se pelo aumento da próstata em decorrência do envelhecimento. Os sintomas mais comuns da HPB estão relacionados a dificuldade ao urinar, devido à obstrução que ocorre logo na saída da bexiga.
• Câncer de Próstata – crescimento e reprodução anormal de células da glândula. Não costuma apresentar sintomas em fases iniciais. Quando apresenta os sintomas significa que já está num estágio mais avançado. É quando pode causar vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen.
Quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente as chances de cura chegam a 90% dos casos.
Atenção homens com 50 anos ou mais: a consulta anual ao urologista e a realização de exames preventivos é muito importante.