

A terapia focal é o tratamento de áreas específicas de tumor dentro da próstata sem necessitar a remoção de toda a glândula. Trata-se de uma modalidade de tratamento minimamente invasiva e cada vez mais utilizada para o combate à doença.
Hoje em dia, isso é possível graças à evolução dos métodos de imagem que permitem delimitar a localização exata do tumor dentro da próstata – entre eles a Ressonância Magnética.
O que é o HIFU?
Alguns casos de câncer de próstata localizados e de agressividade moderada são tratados com terapia focal. Entre as principais modalidades está o HIFU (High Intensity Focal Ultrasound), cada vez mais utilizado com segurança e eficácia.
Desta forma, o Ultrassom de Alta Intensidade utiliza ondas de calor, ou seja, energia térmica para destruir tumores localizados na próstata. Este processo se chama Ablação.
Quais as vantagens da terapia focal no câncer de próstata?
Usar a terapia focal para tratamento do câncer de próstata permite uma vasta gama de vantagens:
- Procedimento minimamente invasivo;
- Feito com maior rapidez;
- O paciente receberá alta hospitalar mais cedo, podendo retornar às atividades cotidianas em tempo reduzido.
Quando a terapia focal no câncer de próstata é indicada?
O uso do HIFU é recomendado para pacientes com câncer de próstata em estágio inicial – preferencialmente tumores que acometem apenas um dos lobos prostáticos. Além disso, é indicado em casos de recidiva de câncer e que já realizaram radioterapia.
Para completar, as vantagens da terapia focal para tratamento de câncer de próstata são benéficas principalmente para pessoas com idades avançadas e outras comorbidades. Afinal, a recuperação é mais rápida e eficiente, permitindo maior qualidade de vida.