A cirurgia cardiovascular trata das patologias do coração, tanto relacionadas as coronárias quanto as valvas, e da aorta, principal artéria do corpo. As principais cirurgias são: troca valvar, revascularização do miocárdio, correção de dissecção de aorta e implante de marcapassos.
Descrição
A cirurgia cardiovascular envolve qualquer procedimento relacionado ao coração ou aos vasos sanguíneos mais próximos a este. É comum em pacientes que tiveram um infarto, ou derrame, assim como em pessoas que apresentem alto risco de desenvolver estas condições.
Médicos podem recomendá-la por vários motivos, incluindo corrigir válvulas cardíacas doentes, tratar ou prevenir infartos, abrir artérias estreitas, corrigir batimentos irregulares e reparar problemas cardíacos congênitos. Ainda que a via aberta seja a mais comum, a cirurgia minimamente invasiva robótica e endovascular tem proporcionado uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida aos pacientes.
Para quem a Cirurgia Robótica é indicada?
A cirurgia cardíaca robótica pode ser realizada para tratar diferentes condições cardiovasculares como alterações nas valvas cardíacas, tanto para troca quanto para reparo destas. A valva mitral é valva cardíaca mais abordada por este método. A revascularização do miocárdio pode ser realizadas em casos selecionados, especialmente se terapias híbridas forem possíveis. O robô também pode ser utilizado para corrigir defeitos no septo interatrial, ressecar tumores intracardíacos e tratar arritmias cardíacas específicas. A cirurgia robótica minimamente invasiva visa menor tempo de internação hospitalar e uma recuperação pós-operatória mais rápida.